Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sapocris

sapocris

11
Mar21

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

sapocris

320x.jfif

Sinopse

Um menino curioso, uma toupeira gulosa,

uma raposa cautelosa e um sábio cavalo

encontram-se num dia de Primavera

e estabelecem uma inesperada amizade.

Os quatro exploram o mundo. Colocam a si

próprios grandes questões. Atravessam

tormentas. Aprendem a amar.

Esta fábula sobre a esperança e a bondade

está cheia de lições vitais que atingiram já

legiões de corações de leitores de todo

o mundo.

 

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

De Charlie Mackesy     

O livro ilustrado "O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo", do autor britânico Charlie Mackesy, descrito como uma fábula filosófica, que se tornou num sucesso internacional, é editado este mês em Portugal.

"É uma pequena novela gráfica, feita de ilustrações e diálogos, com uma paisagem em fundo", resumiu o autor numa entrevista, quando o livro foi editado originalmente em 2019.

Tal como indica o título, o livro apresenta um rapaz, curioso, que encontra uma toupeira, "passam o tempo juntos, a contemplar a natureza selvagem", em deambulações nas quais encontram uma raposa e depois um cavalo.

"As aventuras deles acontecem na primavera, quando, num momento, a neve cai e, a seguir, o Sol brilha, o que se parece um pouco com a vida: é capaz de dar uma reviravolta num abrir e fechar de olhos", escreveu Charlie Mackesy na introdução do livro.

Antes de ser um livro ilustrado, "O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo" foi apenas uma ilustração, partilhada no Instagram, numa altura em que o autor tinha perdido o melhor amigo.

A enorme recetividade àquela ilustração, o contacto com os seguidores -- e futuros leitores -- levou-o a desenvolver o livro, que não tem propriamente uma narrativa linear de acontecimentos.

É uma sucessão de conversas entre o menino e os três animais; aliás, entre o menino, a toupeira e o cavalo, já que a raposa é "calada e cautelosa, porque a vida a magoou", escreveu na introdução.

Muitos dos assuntos abordados -- o amor, a vida, a empatia, a coragem -- foram inspirados na interação do autor britânico com os seus seguidores, explicou numa entrevista divulgada em `podcast` pela livraria Barnes & Noble.

"O livro não é só meu, devia aparecer uma lista enorme de pessoas", disse, considerando que é uma história que serve leitores de todas as idades.

"O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo", apontado na mesma linha criativa de "Joanica Puff" (em inglês, Winnie-the-Pooh), de A. A. Milne, ou "A árvore generosa", de Shel Silverstein, é o primeiro livro ilustrado de Charlie Mackesy, um autor britânico que começou por ser cartoonista na revista The Spectator e trabalhou como ilustrador para a Oxford University Press.

"O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo" tem edição em Portugal pela Suma de Letras.

Via Lusa (RTP Cultura)

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub